Imagem7.jpg

Agrião

O agrião pode ser plantado dentro ou fora da casa, com ou sem terra.  Ele tem um crescimento bastante rápido. A partir de 7 dias você já consegue colher as pequenas plantinhas.

 

É uma hortaliça excelente para cultivar em pequenos espaços, enriquecendo a alimentação de crianças, adultos e idosos e pode ser utilizada crua em sanduíches, saladas, sucos etc.

 

As sementes são tão fáceis de germinar que pode-se usar até um pedaço de papel úmido.  Com umidade suficiente e um pouco de luz você vai ver suas sementes crescerem bem rapidamente.

Como plantar agrião em casa

Primeiro uma boa dica sobre como aproveitar a garrafa pet para plantio. O  corte e o encaixe propostos são uma indicação para um processo de auto irrigação, quando o cultivo exige bastante umidade para a terra. Esse é o caso do agrião.

Mas essa mesma proposta pode ser usada para a drenagem dos “vasos” de pet sem risco de acumular água parada.

Imagem3.jpg
Imagem2.jpg
Imagem1.jpg

Você pode plantar agrião a partir de sementes, que podem ser adquiridas em lojas de jardinagem ou através da internet (as variedades mais conhecidas são o agrião comum ou agrião d’água e o agrião de jardim) ou por meio de um talo de agrião comprado no supermercado ou feira.

Escolha o vaso que receberá o plantio da hortaliça. Como você já sabe, pode escolher outros recipientes, como garrafas pet, por exemplo. Demos várias dicas aqui sobre outros recipientes.

 

O agrião gosta de bastante umidade, e isso exigirá cuidados com a drenagem do vaso, pois a irrigação deverá acontecer 2 vezes ao dia, pela manhã e final da tarde (evite regar em horários de sol forte).

Se usar sementes, coloque-as em torno de 0,6 cm dentro do substrato, certificando-se de que haja um espaço entre 7,5 cm a 10 cm entre cada uma delas. 

 

Mantenha o vaso em local arejado e iluminado, mas que não receba sol direto na planta, pois as folhas novas, recém brotadas, podem ser queimadas.

Imagem4.jpg
Imagem5.jpg
Imagem6.jpg

Se a escolha for um talo do agrião comprado para consumo, você pode plantá-lo diretamente no vaso, regá-lo com frequência e aguardar o crescimento. Você pode plantar mais de um talo se desejar mais agrião em sua colheita.

O agrião d’ água vai crescendo e ficando comprido, e em toda a sua extensão tem raízes minúsculas por praticamente o galho todo.  Elas serão importantes para o plantio.

Hora da colheita

 

O mais indicado é colher o agrião a partir do momento em que as plantas alcançarem entre 12,5 a 15 cm de altura. Nesse caso, corte os primeiros 10 cm conforme a necessidades. Vale lembrar que as colheitas periódicas estimulam novos crescimentos. No entanto, recomenda-se evitar cortar mais do que um terço de cada plantinha para que ela continue com uma folhagem suficiente para crescer mais.

 

Após colher o agrião, lavar bem: enxaguar na água fria, secar e usar imediatamente. A hortaliça também pode ser armazenada ao longo de alguns dias dentro da geladeira.

 

Bom plantio!!!