Plantar Alho

Imagem13.jpg

O alho que utilizamos diariamente e compramos no supermercado ou na feira, também pode ser replantado em casa. É um cultivo de longo prazo, mas como estamos falando de plantio doméstico, não há pressa, não é mesmo?

 

O plantio pode estar voltado ao cultivo e consumo doméstico do próprio alho, ou à utilização do broto como tempero.

Imagem14.jpg

Brotos de alho


Muitos não conhecem, mas uma espécie de folha grossa cresce do alho e pode ser utilizada. São folhas jovens, os escapos (caules das flores), as flores, os bulbilhos que surgem junto às flores e às sementes e também podem ser consumidos no preparo de caldos de legumes e saladas, por exemplo.

 

Para fazê-lo brotar, siga basicamente o mesmo processo indicado para o plantio da cebola.

Escolher a semente certa

 

O plantio do alho em casa é feito através de outros dentes de alho, eles são a semente. Escolha cabeças com dentes de alho grandes e com bom aspeto.

Pode-se plantar o alho diretamente na terra, mas é mais interessante fazê-lo germinar.

 

Germinar:

Coloque a cabeça de alho, ou os dentes separadamente, se preferir,  num recipiente com um pouco de água, de modo que a base (raiz) fique em contato com a água. Não coloque muita água para não correr o risco do alho apodrecer. Ele deve permanecer nesse recipiente por uma semana até que tenha brotado.

Imagem15.jpg
Imagem17.jpg

Coloque junto a uma janela com grande exposição solar.  O sol vai acelerar um pouco o processo. Quando começar a brotar é hora de colocar na terra.

Imagem18.jpg
Imagem16.jpg
Imagem19.png
Imagem20.png
Imagem22_edited.jpg

Separe os dentes, um a um. Cave um buraco na terra com aproximadamente cinco centímetros e tape completamente com terra, deixando apenas de fora o caule.

Imagem23_edited.jpg
Imagem24.png
Imagem25.png

Coloque o vaso em locais arejados de sua casa e com boa exposição solar. Prefira janelas, varandas ou jardins e observe os brotos crescendo.

 

Cultivar é simples!!!  Cada dente de alho se transformará em uma nova cabeça de alho, para isso, destaque os dentes de alho que deseja usar.

Irrigação

O alho deve ser irrigado com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Diminua a frequência das irrigações quando os bulbos estiverem crescendo.

Perto de 10 a 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.

 

Observe que, depois de algum tempo, aparecerá um caule verde que irá crescer. Para que seu alho se desenvolva corretamente, é necessário podar esse caule sempre que ele passar de 10 cm,  senão, o alho morre. Aproveite e utilize as folhas, como indicamos no inicio, para temperar caldos ou saladas.

Imagem26.png

Se no seu pé de alho começar a crescer “flores” e seu interesse não for cultivá-las, deve cortá-las, desta forma, a planta vai se concentrar em usar todo o seu potencial para se desenvolver como alho.

 

Apenas um dente de alho vai virar em uma cabeça com vários dentes frescos, deliciosos e muito saudáveis.

 

Agora é só ter paciência. Pois não é em um, dois ou três meses que você vai ter resultado. É um ciclo de aproximadamente 6 meses. Portanto, regue as suas plantinhas e espere o tempo necessário para colher estas belas cabeças de alho. Depois é só plantar mais e deixar de vez de comprar alho nos supermercados, colhendo seu próprio alho orgânico, mais saudável e super nutritivo.

 

Bom plantio!

 

Colheita

A colheita acontece, geralmente depois de  16 a 36 semanas do plantio. A dica para saber se é hora de colher é o tom das folhas, elas começam a amarelar e secar.  Colha a cabeça de alho inteira com as folhas.

O alho, como conhecemos, não é consumido logo após a colheita.  Ele passa por um processo de “cura” em que perde o excesso de água e consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias

Imagem27.jpg

Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos, em tranças, amarrados em varais de madeira ou bambu, ou em bandejas. É importante para a conservação das cabeças de alho mantê-las em ambiente seco e com boa ventilação. As cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano, dependendo da cultivar e das condições de armazenagem. Dentes soltos e cabeças danificadas não duram muito tempo.

Imagem28.jpg