espelho.jpg
bot espelho.png

Você já reparou como as crianças se interessam por espelhos?

Desde muito cedo as crianças se encantam com esse objeto.

 

Os bebês interagem com a própria imagem como se ela fosse um outro bebê diante de si. Beijos, toques, olhares e sorrisos fazem parte da gostosa brincadeira diante do espelho.

 

Na medida em que crescem, as crianças passam a reconhecer a própria imagem e brincam de fazer caretas, descobrir partes de seu corpo e ver como fica a sua imagem quando colocam diferentes apetrechos, como chapéus, colares, pulseiras, lenços, fantasias ou roupas e sapatos dos adultos. 

espelho3.jpg

Um espelho grande (se possível) ou de que tamanho for, pode ser uma fonte inesgotável de brincadeiras criativas e divertidas.

 

Para que as crianças brinquem à vontade é interessante organizar materiais que possam fazer parte do contexto das brincadeiras e possam estar à disposição, organizados em caixas, cestos ou da maneira que for mais possível e conveniente.

Fantasiar-se, fazer caretas, criar personagens diferentes diante do espelho são situações interessantes

Chapéus, óculos, sapatos, lenços, bolsas, bijuterias, roupas de adultos que não sejam mais usadas, tecidos variados são “apetrechos” que podem incrementar a brincadeira das crianças.

espelho2.jpg

Desenhar no espelho e formar complementos para a imagem refletida pode se tornar numa divertida brincadeira

espelho4.jpg
espelho5.jpg

Se as intervenções são feitas no espelho, as crianças podem se aproximar e se afastar, se encaixar e ver como fica sua imagem refletida. Pode-se criar muitas imagens diferentes, dependendo do desenho que se faz no espelho. Quem tem irmãos em casa, comparar como fica a intervenção do espelho em cada um, fotografar para ver e guardar a imagem.

Uma variação dessa dica, é colar um plástico transparente no espelho, desenhar no plástico vendo sua imagem refletida e brincar com o desenho.

As imagens abaixo mostram crianças brincando juntas, mas na falta de um parceiro presente, o espelho pode ser uma ótima alternativa.

espelho6.jpg