Imagem1.jpg

Cenoura

Para quem não sabe, as folhas de cenoura podem ser consumidas, pois são comestíveis e extremamente saudáveis.

Alguns estudos revelam que os ramos das folhas podem ser até mais saudáveis do que as próprias cenouras. Trata-se de um alimento com grandes quantidades de ferro, fibras e proteínas. Além disso, contém magnésio, cálcio, zinco,  betacaroteno e vitamina C.

As folhas de cenoura, quando frescas, são crocantes, com cheiro de capim fresco e sabor adocicado. Podem ser utilizadas como tempero de pratos, como substitutas da salsa ou do tomilho. Porém, é uma folhagem delicada, portanto, deve ser utilizada crua ou em pratos de cozimento rápido, caso contrário, o sabor e propriedades são perdidas.

Temos aqui alguns bons motivos para consumir a folha de cenoura e não desperdiçá-la. Muitas vezes compramos as cenouras já sem as folhas, mas para aqueles que compram com elas e as descartam, agora já sabem que podem aproveitá-las em preparações muito saborosas.  Vejam algumas no ícone de receitas!

PLANTAR CENOURAS

Imagem2.jpg
Imagem3.jpg
Imagem4.jpg

As cenouras são muito fáceis de se cultivar em casa, em vasos, garrafas pet ou recipientes que permitam seu desenvolvimento. Ao cultivá-las, podemos ter não apenas as cenouras como as folhas frescas, frequentemente, para consumo, que são ótimas para temperar ou para colocar na salada. Se preferir não plantá-las, pode mantê-las na agua para fazer crescer as ramas e utiliza-las em preparações.

 

Assim, como as dicas de cultivo anteriores, a cenoura pode ser o ponto de partida para o plantio.

 

Na hora que for cortar e descascar o alimento para consumo, reserve cerca de cinco centímetros próximos à cabeça. Se o topo da sua cenoura tem folhas, você já sabe que pode consumí-las, portanto, corte-as deixando tocos curtos. Mergulhe metade dele em um prato com água. Deixe em um lugar ensolarado, como o peitoril de uma janela. Para manter o nível de água à medida que os dias forem passando, acrescente gradativamente, conforme necessário.

Imagem11.jpg
Imagem12.jpg

Depois de brotar,  é hora de plantar.

 

Reutilizar a garrafa pet usada em casa como vaso é uma ótima alternativa ecologicamente correta para plantar vegetais e hortaliças. A garrafa pet de água mineral de 5 litros é ideal. O procedimento será o mesmo em relação ao vaso. Apenas certifique-se que a garrafa pet tenha a profundidade adequada para o crescimento da raiz.

 

Coloque o pedaço de cenoura em terra “fofa” e cubra, deixando os brotos para fora.

Você pode cultivá-las em qualquer período do ano.

• As cenouras gostam de sol, assim, não tenha medo de deixar o vaso na varanda durante o dia inteiro.

• Você pode regá-las um pouco, mas basta uma ou duas vezes por semana .Você pode incluir nesta água algumas gotas de adubo líquido. Assim, as cenouras crescerão fortes e saudáveis.

• Cuide da drenagem dos vasos ou recipientes escolhidos. Faça furos no fundo, ou mantenha uma camada de pedra por baixo da terra, para que ela não fique encharcada e apodreça as raízes.

Imagem13.jpg

Bem, as cenouras estarão prontas para serem colhidas em aproximadamente dois meses.

 

Às vezes elas não terão a típica forma alongada, podendo sair mais arredondadas e com formatos um tanto caprichosos. É uma experiência que vale a pena ter.

 

Bom Plantio!!!