Imagem1.tif

Salsão

Aipo

NOVIDADE

Nem todo mundo gosta de aipo, mas ele tem uma enorme importância na alimentação graças ao seu alto teor de fibras e por ser um vegetal baixo em calorias.

O Aipo é uma rica fonte de potássio, ferro, fósforo, magnésio e vitamina A, B e C, o que ajuda a reduzir as inflamações, a tensão arterial e o colesterol. Também é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento dos intestinos.

O salsão pode ser 100% aproveitado: as folhas são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos e os talos podem ser servidos crus ou em saladas.

Ele pode ser cultivado a partir da própria planta, assim como a cebola, o alho, a cenoura, já apresentados aqui anteriormente

Imagem2.jpg
Imagem3.jpg

O processo de brota é muito semelhante  e você pode aproveitar o “toco” da hortaliça que, em muitos casos, é descartado. 

Separe o toco do salsão que for utilizar em casa e coloque num recipiente com um pouco de água, em lugar que bata sol, para fazê-lo brotar.

Imagem4.jpg
Imagem5.jpg

Em 3 ou 4 dias,  algumas folhinhas vão começar a aparecer no centro do toco. Nesse momento ainda não haverá nenhuma raiz visível.

Troque a água a cada 2 dias.

Imagem6.jpg
Imagem7.jpg
Imagem8.jpg

Em aproximadamente 10 dias, além de folhas mais crescidas no centro do toco, já serão visíveis algumas raízes.

Hora de plantar!!!

Imagem9.jpg
Imagem10.jpg

Como já dissemos nas dicas anteriores, podem ser usadas garrafas ou garrafões pet, de aproximadamente 2,5 lt.

Coloque o toco do salsão com os brotos num vaso com terra solta. Cubra todo o toco e deixe apenas as folhas que brotaram para fora.

Durante as primeiras fases de crescimento, a rega deve ser abundante e constante, mas sem deixar a terra encharcada. É favorável acrescentar fertilizante à terra para garantir um substrato rico em nutrientes.

O Salsão se desenvolve melhor em lugares com sombra. Luminosidade é sempre bem vinda, mas o sol direto na planta não é recomendável para que não deteriore suas folhas e talos. Os períodos de temperatura mais amena também são os mais indicados para o cultivo do salsão, o outono é um ótimo momento.

Deixaremos algumas receitas saborosas preparadas com salsão em nosso espaço receitas práticas... Quem sabe você pode prepará-las com o salsão colhido em sua horta?